domingo, 26 de agosto de 2007

 

JOSÉ MALHOA

.
Nasceu nas Caldas da Raínha no dia 28 de Abril de 1854. Desde cedo foi evidente o seu talento para as artes. Aos 12 anos ingressou na Escola de Belas-artes, onde sempre se mostrou aluno exemplar. Terminado o curso concorreu a uma bolsa para continuar os estudos no estrangeiro. Apesar de todos lhe reconhecerem mérito a academia encarregue de atribuir os subsídios, negou-lhe sempre essa possibilidade. Sentindo-se preterido e frustrado no seu desejo de estudar junto dos grandes mestres, Malhoa abandonou a pintura e arranjou emprego de caixeiro. Seis meses depois, porém, aproveitando os seus tempos livres recomeçou a pintar.

O seu primeiro trabalho, enquanto artista, aconteceu com a pintura do tecto da sala de concertos do Conservatório Real de Lisboa. Mas logo se seguiram outros trabalhos, como o tecto da sala do Supremo Tribunal de Justiça de Lisboa, o tecto da sala de jantar do Palácio do Conde de Burnay e o tecto dos aposentos do Infante D. Afonso.

José Malhoa distinguiu-se na pintura histórica. Merecem destaque quadros como "O Último Interrogatório do Marquês de Pombal" e a "Partida de Vasco da Gama para a Índia". É autor de muitos retratos, entre os quais o do "rei D. Carlos", o do "Príncipe Luís Filipe", o de "D. Luísa de Almedina", o de "Isaac Abecassis". Foram, contudo, as paisagens que o tornaram famoso. Na sua maioria representando cenas rústicas, ou costumes pitorescos de aldeia.

Participou em várias exposições internacionais.

Foi académico de mérito da Academia de Belas-Artes, Cavaleiro de Cristo e Cavaleiro da Ordem de Malta.

Em 1906, no seu atelier, recebeu a visita do rei D. Carlos - também ele um artista - com o pretexto de avaliar os trabalhos destinados a uma exposição no Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro.

José Malhoa morreu a 26 de Outubro de 1933.

Etiquetas:


Comentários:
olá! é a primeira vez k entrei no teu blog e gostei de ver esta informação toda k nos deixa. por acaso nao sabia muito da vida deste artista e k por acaso tenho uma irmã k tmb nasceu a 28 de abril. eu tmb tenho um blog com poemas escritos por mim e hje deixo tmb uma informação e um video de um jovem k vale a pena ser ouvido. grégory era na frança conhecido pelo o anjo com voz de anjo e kuando o ouvi fiquei de facto encantada. grégory faleceu com uma doença nos pulmoes com apenas 23 anos.deixo o video e tmb mais informação se kiseres dá uma olhada. um bom domingo.
bjo
carla granja
 
Sempre que visito teu blog fico surpreendida de tanta informação,um blog de cultura o teu,parabéns pelo teu fascínio pelo mundo das letras.
Bom fim de semana
Bjs Zita
 
Mário,

Vir aqui ler-te é ter a certeza de sair intelectualmente enriquecido.

Um abraço
 
Tens um certificado lá no meu canto. Passa e leva-o. Não precisas fazer nomeações. Gostava muito de o ver no teu blog.
Beijinhos
 
Passando para me abastecer de cultura. É sempre um prazer passar por aqui.
Um abraço.
 
OLá vim deliciar-me com tuas palavras.
bjs naty
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]