terça-feira, 21 de outubro de 2008

 

SAMUEL HOOD

.
O almirante inglês Samuel Hood, também conhecido como barão Hood de Cartherington, foi o grande comandante de Nelson e, como consequência, um homem que marcou a carreira do herói de Trafalgar. Com uma experiência feita nas batalhas da "Guerra dos Sete Anos" e nas guerras das revoluções americana e francesa, Hood elevou-se ao estatuto de herói da marinha britânica.
Samuel Hood entrou na marinha em 1741, tornando-se tenente cinco anos mais tarde. Durante a "Guerra dos Sete Anos" serviu na Canal da Mancha e no Mediterrâneo.
Apesar da independência norte-americana não ter sido travada, em 1778, face aos seus serviços na América do Norte, Hood foi nomeado comissário do estaleiro de Portsmouth e director da Academia Naval.
Promovido a contra-almirante, dois anos mais tarde, foi destacado para as Antilhas, onde deveria actuar como adjunto de Rodney. Porém, o regresso deste a Londres abriria a Hood as portas do comando de uma frota.
Com o rebentar da Guerra da Revolução Francesa, Hood foi chamado à Europa, para ser comandante supremo da frota britânica no Mediterrâneo.
Em Agosto de 1793, contando já com a colaboraçao de Nelson, a pedido dos monárquicos franceses e em cooperação com os espanhóis, ocupou Toulon, mas no final desse mesmo ano foi expulso da cidade, por acção de Napoleão Bonaparte.
Elevado a almirante, foi chamado a Inglaterra, não voltando a comandar nenhuma frota.

Etiquetas:


Comentários:
....

Mário,

Entrei para ler mais uma das tuas excelentes notas e, curiosamente, reparo que o contador de visitas assinala esta entrada como sendo a 10.000.

Aceita os meus parabéns pelo significativo número de visitantes registados.

Um abraço
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]