quinta-feira, 27 de setembro de 2007

 

A CASA DO PÓ

.
Autor: FERNANDO CAMPOS
Editor: Difel - Difusão Editorial, Lda.
.
Romance histórico nas rigorosas reconstituições factuais e locais, no recorte de muitas figuras que atravessam a cena, ficção na intriga e no delineamento de personagens inteiramente criadas ou apenas recriadas, "A Casa do Pó" tem como pano de fundo um drama ocorrido em Portugal, no século XVI, protagonizado por membros da mais alta nobreza das cortes de D. Manuel I e D. João III.
Drama envolto em mistério, teve o condão de apaixonar a opinião pública da época e de inflamar a pena de escritores coevos ou posteriores.
"A Casa do Pó" lança sobre os factos uma curiosa hipótese que, não podendo ser mais do que isso à míngua de documentos, é verosímil, hábil e logicamente tecida. A acção estende-se por Portugal, Espanha e toda a bacia mediterrânica dominada por Venezianos e Turcos, até à Palestina e nela se sucedem episódios cheios de lirismo, de crueldade e de aventura. Um humor delicado e uma boa dose de «suspense», à maneira dos bons policiais, são outras marcas do texto.
Mas o autor, ele mesmo o escreve em nota final, não pretendeu apenas fazer uma mera incursão pelo chamado romance histórico. Aflora velhos problemas da humanidade que, vindos de há séculos, ainda hoje persistem nos mesmos cenários, saltando mesmo para outros mais alargados e vastos.

Etiquetas:


Comentários:
tomei nota desta tua interessante sugestão ...

pena que não se possa comprar todos os livros que gostariamos de ler....


beijinhos e bom fim de semana
 
Estive ausente uns dias e deixei o blog
fechado. Estou voltando aos pouquinhos
e na medida do tempo, voltarei a comentar-vos
Quero que saibam que não vos esqueci e
que os trago sempre em meu coração
beijinhos
Menina do Rio
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]