quinta-feira, 13 de setembro de 2007

 

AMORRITAS

.
Antigo povo semita, os amorritas dominaram a história da Mesopotâmia, da Síria e da Palestina, no período entre 2.000 a.C. e 1.600 a.C., dando origem a uma grande civilização.
Povo de características nómadas, provavelmente originário da Arábia, foi, segundo se crê, o causador da queda da III dinastia de Ur (cerca de 2.112 a.C. a 2.004 a.C.).
No II milénio a.C. o termo Amurrú (nação da qual os amorritas foram os primitivos membros), referia-se não só ao grupo étnico, mas também à linguagem e à unidade geográfica e política na Síria e na Palestina.
No início do milénio, uma migração em grande escala de várias tribos da Arábia resultou na ocupação da Babilónia, de várias regiões do rio Eufrates, da Síria e da Palestina.
A partir de 1.600 a.C. a língua dos amorritas desapareceu da Babilónia, mas na Síria e na Palestina tornou-se dominante.
Em inscrições assírias, datadas de cerca de 1.100 a.C. o termo Amurrú designava parte da Síria e de toda a Fenícia e Palestina, embora não se referisse especificamente a nenhum reino, povo ou linguagem.

Etiquetas:


Comentários:
Fico impressionada como consegues ler tanto.
Um abraço.
 
Muito interessante! Tenho um fascínio por história antiga e ainda não havia lido sobre essa nação, mas leio muito as grandes civilizações, embora tenha me atido mais à parte dos povos egípcios, incas e maias.
Obrigada pelas palavras deixadas em meu albun. Deixastes a minha manhã mais bonita.

Tem um domingo de luz!

Um doce beijo no teu olhar
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]