quarta-feira, 22 de agosto de 2007

 

SALA DOS CAPELOS da Universidade de Coimbra

.
Antiga 'sala do trono', no Paço da Alcáçova, também conhecida como Sala Grande dos Actos ou Sala dos Capelos, era o lugar das provas públicas de doutoramento e de agregação e das mais importantes cerimónias, da vida académica. Foi palco priviligiado de várias actividades de âmbito político e cultural da Academia. É o caso dos famosos «outeiros», saraus literários ligados ao liberalismo, onde Almeida Garrett se destacou com poemas apregoando a liberdade.
A execução da Sala dos Capelos data de 1636 e é famosa a galeria com os retratos dos reis de Portugal pintados a óleo. As telas que representam os monarcas até D. João I são da autoria de Carlos Falch, João Batista Ribeiro (1790-1868) pintou os quadros de D. João IV, D. Pedro IV, D. Maria II e D. Pedro V. José Rodrigues assinou, em 1862, o quadro de D. Luis, e Leopoldo Battistini pintou D. Carlos em 1899. O mesmo Battistini e António Carneiro pintaram D. Manuel II, num quadro que a Direcção-Geral de Instrucção Pública mandou retirar em 1913 para o Museu Machado de Castro. Anos depois regressaria à Sala dos Capelos.

Extraído de: GRANDES PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL
Editora: Planeta de Agostini.

Etiquetas:


Comentários:
sala dos capelos.. curioso que aconselhei a uma amiga: o café santa cruz, descer até ao almedina o quebra-costas, a biblioteca joanina e sala dos capelos...
coimbra...

ps. sul do chile, terra de galatea

abrazo europeu
 
Agradeço a visita e o comentário. Parabéns pela divulgação do nosso património e pelo contributo para a nossa cultura.
Abraço
Do Mirante
 
Uma visita a não perder. Coimbra é uma cidade linda e a sua riqueza arquitectónica é muito grande.
Beijinhos
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]