segunda-feira, 13 de agosto de 2007

 

A CASA DA RÚSSIA

.
Título Original: THE RUSSIA HOUSE
Autor: JONH LE CARRÉ
Tradução: José Vieira de Lima
Editoras: Publicações Dom Quixote / Círculo de Leitores


Durante o terceiro Verão da Perestroika, Niki Landau, representante no estrangeiro, bastante dado a galanteios, visita a primeira feira audio de Moscovo, sendo aí abordado inesperadamente por uma jovem russa muito bela, que lhe entrega uma encomenda e lhe pede que a transporte para Inglaterra.
A encomenda é dirigida à excêntrica figura de Barley Blair, um inglês conhecido como músico de jazz, bom copo e editor inactivo. Contém revelações que se diz serem vitais para a defesa do Ocidente.
Só que esta receita, aparentemente certa para desencadear uma acção heróica, já não é, na realidade, o que parece. A Cortina de Ferro está a enferrujar-se a uma cadência tal que os gritos de combate da guerra fria parecem cada vez mais desprovidos de sentido a todos os que nela não desempenham uma função profissional. E Barley Blair é um homem que escolhe as suas próprias regras. Embora com filhos nascidos dos seus vários casamentos, algo nele busca ainda um amor e uma causa a que devotar-se. E desde o seu primeiro encontro com Katya, a jovem russa, Blair admite ter enfim encontrado ambos...
John Le Carré arrasta-nos, uma vez mais, para o seu mundo secreto e faz dele o nosso mundo. Em Moscovo, Leninegrado, Londres e Lisboa, numa ilha da costa do Maine, que pertence à CIA, e no coração do próprio Barley Blair, Carré desenvolve não apenas uma história de espionagem, mas uma alegoria do amor individual confrontado com atitudes colectivas de beligerância.
Emocionante, comovente e, por vezes mesmo, muito divertida, A CASA DA RÚSSIA é uma fábula irreverente e optimista.

Etiquetas:


Comentários:
um livro que ainda não li ....

beijinhos e boa semana
 
Tens um miminho no meu blog. Passa por lá e copia o selo, por favor.
Beijinhos embrulhados em abraços
 
Depois de alguma ausência voltei para ver o que havia por aqui de livros...e encontrei um muito envolvente..
um abraço
brisa de palavras
 
Deve ser interessante esse livro, a julgar pelo que você diz.
Um abraço
 
Livros que leio aos pedaços!

Deixo-te um beijo e venho espreitar sempre que der...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]