domingo, 29 de julho de 2007

 

A VIDA DE UM OPERÁRIO NUM PAÍS DE LESTE

.
TÍTULO: SALÁRIO À PEÇA
Autor: MIKLÓS HARASZTI
Título Original: DARRABÉR
Traduzido do húngaro por: Judit Svaradja e Joel Aizac
Traduzido do francês por: Miguel de Araújo
Editora: «Livros do Brasil» Lisboa
.
Da mesma forma que a história dos povos nos é apresentada em duas verdades - a do vencedor e a do vencido - também a vida laboral nos é patenteada sob dois prismas de realidade divergente - a do subordinado e a do dirigente -. Nesta obra de Miklós Horaszti, operário num país de Leste, vive-se a realidade do trabalhador dominado pelo patrão «Estado-Todo-Poderoso».
Porque se trata de factos vividos, esta obra merece cuidada análise por parte do leitor advertido. O panorama da actividade laboral nos vários países do mundo, variando segundo a ideologia dos plúrimos regimes governantes, torna-se documento essencial na estruturação de um mais perfeito destino da Humanidade.
Miklós Haraszti trabalhou como operário na Hungria, sua terra natal, designadamente como fresador na fábrica de tractores «Estrela Vermelha».
Descreve-nos com palpitante realismo o trabalho fabril nos países de Leste, o nível de vida e os problemas laborais dos trabalhadores. Analisa o sistema de salário proporcional ao número de peças produzidas, considerado por Karl Marx "o mais conveniente para o processo de produção capitalista" e, contudo, adoptado naqueles países, como constituindo "o salário socialista por excelência", já que induzia todos os trabalhadores a produzirem cada vez mais para engrandecimento do Estado totalitário.
Como testemunha directa da divergência remanescente no Estado socialista, entre as classes trabalhadora e directiva, o autor desvenda a resistência operária ao sistema vigente, os métodos usados pelos organismos estatais para obtenção de um progressivo aumento de produção e preconiza o que poderia ser uma verdadeira sociedade socialista, se pudessem ser solucionados os vícios de uma orgânica laboral, tão distante da almejada perfeição.

Segundo nota do editor, aposta em contracapa, este livro é de
VENDA INTERDITA NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Etiquetas:


Comentários:
Li as tuas palavras. um blog muito bom.
Desejo-te um bom domingo e deixo-te beijinhos embrulhados em abraços.
 
Não conhecia este livro e fiquei bem curiosa ...

quanto a estar proibido no Brasil ... já não é a 1ª vez que ouço falar disso...


bjs e boa semana
 
não conhecia... e parece-me excelente
e porque será proibido?

abrazpo europeu
 
Informamos que este BlogStars esta concorrendo ao selo dourado do dia 31/Julho/2007 à 05/Agosto/2007 - Confira no site blogstars.com.br !

Observação : O BlogStars que ficar na segunda colocação no final da votação da semana voltará a concorrer durante a próxima semana - valido apenas para 2 (duas) semanas seguidas.
 
Muito bom o seu blog, adorei. Gostaria de colocar um link dele no meu blog, o que acha de uma parceria? O meu é: http://jornaltenhodito.blogspot.com/, visite.
Patricia
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]