sábado, 16 de junho de 2007

 

TERRAS DO SEM FIM

.
Autor: JORGE AMADO

Edição «LIVROS DO BRASIL» Lisboa


Traduzido em quase todos os idiomas do Mundo, este livro de Jorge Amado - porventura o mais forte e o mais belo de quantos ele escreveu - reflecte a época heróica da conquista da terra do Nordeste brasileiro. É ao mesmo tempo história do Brasil (a primeira fase do ciclo do Cacau, que em S. Jorge dos Ilhéus atinge o período industrial) e história do homem eterno, rude e governado pelas paixões, entre uma grandeza de lenda, que se conjuga com a própria imensidão do solo, e a dor infinita dos vencidos e espoliados, dos fracos e doentes, que não vingam nas Terras do Sem Fim.
É este o romance prodigioso de uma região por desbravar, onde confluem os aventureiros como Margot e João de Magalhães; homens de labuta, moídos de saudade, como o pobre António Vítor; onde os Heitores e Aquiles se chamam sinhô Badaró, coronel Horácio, onde o «parabellum» dita a lei e a coragem é a estrela mais brilhante dos «A B C». Com essa gente e esse cenário desmedido, morno e envolvente, com os miseráveis, os vagabundos, os desesperados, os cobiçosos e os amantes, fez Jorge Amado uma obra prima para todos os públicos, obra de imaginação e de poesia, de realidade e de amor, que é bem «uma história de espantar» dessa terra do cacau adubada com sangue.

Etiquetas:


Comentários:
Olá,

Fico contente em ver aqui em seu espaço a análise do livro de um brasileiro. E que brasileiro. Jorge Amado é sinônimo de literatura brasileira. E literatura da melhor qualidade. O bom dos livros é também isto. Mesmo os que já se foram, continuam eternos.

Fique com meu carinho.
 
o autor é brilhante
 
Inda que fale sobre o Brail, mesmo que seja poeticamente, Jorge Amado não escreveu pra brasileiros pois em seus livros há referencias apenas a pescadores bêbados e prostitutas, ms há quem goste...

beijos
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]