segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

 

Miguel Cervantes

.
Um dos nomes maiores da literatura mundial.
Miguel de Cervantes nasceu em Alacá de Henares, corria o ano de 1547. Filho de um médico de poucas posses, não teve possibilidade de prosseguir os estudos de forma regular, mas foi sempre evidente o gosto que nutria pela leitura e pela escrita. Em 1568, compôs alguns versos, muito embora tenha sido nesta altura que deciciu dedicar-se à carreira militar.
Partiu para Roma em 1569 e no ano seguinte viajou, como soldado, por toda a Itália, conseguindo dar seguimento, também, aos estudos literários.
Foi então que Cervantes se confrontou com a grande preocupação da época: o avanço otomano sobre o mundo ocidental.
Em 1570 alistou-se como soldado do Regimento de Infantaria do Exército espanhol, estacionado em Nápoles. Durante um ano manteve-se no serviço activo. Em meados de Setembro de 1571, embarcou na frota, comandada por D. João da Áustria, destinada a enfrentar os turcos. Foi assim que o escritor/soldado se viu, poucos dias depois, a combater na Batalha de Lepanto. Durante o conflito, consta, terá estado com febre, mas, apesar de debilitado, recusou-se a ficar para trás e avançou, ao lado dos companheiros, para a luta. Foi alvejado duas vezes no peito e uma vez na mão esquerda, que ficou incapacitada para sempre. Esteve ao lado dos vencedores e tornou-se ele próprio um vencedor. O seu contributo foi motivo de orgulho para o resto da vida.
Depois de ter participado noutras campanhas, conseguiu uma dispensa e partiu para Espanha, em 1575. Nessa viagem de regresso, enfrentou corsários, que atacaram o navio em que seguia, e foi feito prisioneiro, tendo sido levado para Argel, onde ficou cinco anos. Regressou em 1580 ao seu país, dedicando-se então à produção literária, que o imortalizou.

Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]